Trilha do Patrimônio marca o início das etapas de restauração da Catedral de Pelotas

Evento reuniu autoridades, equipes envolvidas, parceiros e comunidade para apresentar as novas etapas de preservação do templo.

Pelotas celebrou um novo capítulo na preservação de seu patrimônio histórico. Na sexta-feira, 21 de março, a Perene promoveu a Trilha do Patrimônio, um percurso pela Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula.

Sob o céu ensolarado do último dia de verão, a arquiteta Simone Neutzling iniciou uma nova fase de preservação, guiando a visita e detalhando o amplo trabalho de restauração previsto para 2025. Esse momento marcou mais um passo na consolidação do compromisso com a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade. Pela manhã, a coletiva de imprensa reuniu jornalistas e parceiros para apresentar as ações planejadas para o ano.

Preservar um patrimônio dessa magnitude exige cuidado, compromisso e a união de muitos esforços.

A trajetória de preservação da Catedral envolve muitas pessoas, diferentes vivências e uma longa caminhada. A restauração da Catedral em 2025 será viabilizada por um esforço conjunto de captação de recursos. É um trabalho realizado com o apoio de autoridades, institutos de preservação, governos locais e estaduais e da comunidade. A Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula é o Marco Zero de Pelotas, um registro do tempo, um espaço que guarda séculos de fé, encontros e transformações. Mas preservar um patrimônio como este não é simples. Em uma Pelotas em constante mudança, manter viva a memória da Catedral sempre exigiu cuidado, compromisso e a união de muitos esforços.

No dia 21 de março, demos mais um passo nesse caminho e nos reunimos para lançar uma nova etapa dos projetos de restauração, reforçando nosso compromisso com a preservação da memória e da identidade de Pelotas. Serão, simultaneamente, três projetos financiados por diferentes fontes de recursos: Lei Estadual de Incentivo à Cultura, emendas parlamentares e Lei Rouanet.

Um plano de Preservação 

Realizar este trabalho de preservação só é possível porque, há anos, a Catedral segue um plano consistente de conservação. À frente desse processo, a arquiteta Simone Neutzling, responsável pelo projeto de restauração do templo em 2009, acompanha cada etapa, sempre enfatizando a importância de manter as técnicas e materiais originais, respeitando a história e o legado dos construtores.

Com conhecimento, cuidado e paixão pelo patrimônio, ela conduz esse trabalho para que a Catedral siga sendo um patrimônio de todos.

Projetos a serem realizados em 2025

Etapa Final Da Cobertura: Restauração Da Catedral Metropolitana São Francisco De Paula | Financiamento: Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O que esta etapa de obras inclui:

  • Restauração da cobertura, mantendo as técnicas e materiais originais da edificação;
  • Elaboração do projeto de acessibilidade do Salão Paroquial São José;
  • Restauração completa do assoalho original em madeira;
  • Desenvolvimento do programa educativo;
  • Realização da Escola de Restauração e oficinas de capacitação.

Restauração das fachadas em cimento penteado | Financiamento: Emenda Parlamentar

Esta etapa de obras contempla a limpeza das fachadas laterais e frontal da Catedral, com restauração das partes danificadas de cimento penteado, obedecendo às características originais do revestimento. O trabalho será executado por uma equipe local de trabalhadores, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Qualificação da Reserva Técnica da Catedral São Francisco de Paula | Financiamento: Lei Rouanet

O projeto visa garantir a preservação e organização do acervo móvel da Catedral São Francisco de Paula. A qualificação da Reserva Técnica envolve a implementação de medidas essenciais para a conservação adequada dos bens culturais que compõem o acervo, incluindo mobiliário, arte sacra e objetos históricos.

Jornalista e gerente de comunicação na Perene Patrimônio Cultural